Contacte-nos

Guia do Conhecimento

Sobre os Benefícios e os Riscos dos Medicamentos

Menu

  • Os Benefícios e os Riscos dos medicamentos
  • Das moléculas à medicina
    • Desenvolvimento de um novo medicamento
    • Avaliação dos benefícios e riscos
    • Quiz
  • Informações ao Doente
    • Folhetos Informativos
    • Interpretar as Estatísticas
  • Uso dos Medicamentos
    • Encontrar a dose ideal
    • Lidar com efeitos secundários
    • Evitar Falsificações
  • Serviço
    • Vai ao medico?
    • Mais informações
Contacte-nos | Condições de Uso | Política de Privacidade | Editorial
English (DE) | Deutsch (DE) | Português (BR) | Español (LatAM) (MX)

L.PT.MKT.DC.11.2017.0130

» Bayer Global

O que sempre quis saber sobre os benefícios e os riscos dos medicamentos

Este website faculta algumas informações úteis sobre os benefícios e os riscos dos medicamentos, nomeadamente como são desenvolvidos, continuamente monitorizados e avaliados relativamente à sua eficácia e segurança.

Andar para baixo!
Tenho este medicamento. Mas será que devo tomá-lo?

Qualquer que seja a sua escolha, garanta que está bem informado!

O seu médico prescreveu-lhe um medicamento que deve ajudar a tratar ou a prevenir uma doença. Mas agora, em casa, teve tempo para ler o folheto informativo e começou a ter dúvidas... Será que deveria mesmo tomá-lo? E duas cápsulas por dia parece muito, será que uma não é suficiente? Uma amiga compra sempre este medicamento, de certeza que o recomendaria! Este site facultar-lhe-á muitas informações úteis sobre os benefícios e os riscos dos medicamentos e como estes são desenvolvidos e continuamente monitorizados e avaliados relativamente à sua eficácia e segurança. Desta forma, a Bayer quer ajudá-lo(a) a tomar uma decisão bem informada junto com o seu médico ou farmacêutico. Certifique-se de que a sua decisão é tomada com base em factos e não em rumores: a sua saúde é o seu bem mais precioso!

O meu médico diz que este medicamento é bom para mim. Como pode ele ter tanta certeza?

Os benefícios e os riscos dos medicamentos são avaliados, confirmados e reavaliados

O desenvolvimento dos medicamentos é um processo complexo e extremamente regulamentado. Antes de um novo medicamento estar disponível nas farmácias, investigadores e médicos passam dez a doze anos a estudar extensivamente o fármaco candidato, primeiro em laboratório, depois em voluntários saudáveis e, por fim, em milhares de doentes que se voluntariam para participar em ensaios clínicos. Toda esta informação - quase 500 mil páginas - é enviada para as autoridades de saúde. Apenas depois dos especialistas das autoridades regulamentares avaliarem todos os dados disponíveis é que o medicamento será aprovado e disponibilizado aos doentes.

Como os benefícios e os riscos dos medicamentos são estudados?

Para cada medicamento aprovado, os benefícios têm de superar os riscos

Em média, as companhias farmacêuticas gastam mais de mil milhões de Euros desde o momento em que surge a ideia para uma nova abordagem terapêutica e são identificadas novas moléculas candidatas, até que o medicamento fique disponível para os doentes. Grande parte deste valor é investido em desenvolvimento clínico, no qual a eficácia e a segurança de um possível novo medicamento são aprofundadamente estudados. No entanto, a avaliação dos benefícios e riscos continua mesmo após a aprovação. Quer saber mais?

Eu não sabia disso!

Mitos e factos sobre os benefícios e os riscos dos medicamentos

Cada medicamento apresenta benefícios e riscos e ambos devem ser avaliados cuidadosamente para definir o perfil de relação benefício-risco. Mas não deixe que rumores e meias-verdades o(a) confundam.

Teste o seu conhecimento com este questionário. As afirmações são verdadeiras ou falsas?

Mas os efeitos secundários listados no folheto parecem assustadores…

Estas cinco dicas podem dar-lhe uma nova perspectiva sobre as informações do folheto informativo

Todos os medicamentos possuem benefícios e riscos, e ambos devem ser avaliados cuidadosamente. O folheto informativo pode transmitir um certo medo quando lido, podendo levar a que algumas pessoas prefiram viver com a doença do que arriscar-se a ter algum efeito secundário. Estas regras de ouro podem ajudá-lo(a) a olhar para esta informação com outra perspectiva.

Dica
Nº
1
O medicamento existe para combater uma doença ou prevenir um problema de saúde iminente.

O seu médico prescreveu-lhe um medicamento para tratar uma doença ou prevenir o agravamento de uma condição. Estes benefícios foram observados em centenas ou milhares de doentes.

Depois de verificarem todos os dados, as autoridades de saúde decidiram que os benefícios deste medicamento superam os riscos nestes doentes.

A ocorrência de efeitos secundários não pode ser excluída mas é muito mais provável que o medicamento o(a) ajude a ficar melhor do que o(a) exponha a efeitos secundários.

Dica
Nº
2
Utilize o medicamento exatamente como descrito no folheto informativo ou como o seu médico ou farmacêutico recomendou.

O regime de dose (que dose deve tomar, com que frequência, antes, durante ou depois de refeições etc.) foi determinado durante os ensaios clínicos com centenas ou milhares de doentes.

A dose ótima é aquela em que se verifica o equilíbrio entre os benefícios e os potenciais efeitos secundários do medicamento.

Alterar a dose por sua conta pode não só diminuir os benefícios como também aumentar os riscos de efeitos secundários indesejados.

Dica
Nº
3
Leia cuidadosamente as seções ''Instruções de Utilização'', ''Contraindicações'', ''Advertências e Precauções'' e ''Interações Medicamentosas''.

Estas seções dão-lhe informações sobre em que casos não deve utilizar este medicamento particular, como por exemplo, se for alérgico(a) a algum dos componentes, se tiver problemas de rins ou fígado, se estiver a tomar outros medicamentos, ou ainda em caso de gravidez.

Se algum dos critérios descritos no folheto informativo for aplicável ao seu caso, terá maior risco de sofrer efeitos secundários.

Nesse caso, deve consultar o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar o medicamento.

Dica
Nº
4
Leve a sério o prazo de validade e as informações de armazenamento que estão na embalagem.

Se o leite azedar, não quererá mais bebê-lo ao sentir o cheiro. Quando um medicamento passa o prazo de validade ou não é corretamente armazenado, provavelmente não irá apresentar alterações visíveis. Mas pode ter perdido a sua eficácia ou deixar de ser bem tolerado.

Quando comprar um novo medicamento, verifique as informações de conservação no folheto informativo e certifique-se de que este ainda está dentro do prazo de validade.

Lembre-se: não deve consumir medicamentos depois de expirado o prazo de validade ou se não tiver a certeza de que foram armazenados adequadamente. Em caso de dúvidas, consulte o seu farmacêutico.

Dica
Nº
5
Conheça os efeitos secundários descritos no folheto informativo.

O folheto informativo descreve os efeitos secundários e a sua frequência. ''Frequente'' significa um intervalo entre 1 em 10 doentes a 1 em 100 doentes; efeitos secundários ''muito raros'' afetam menos de 1 em 10.000 doentes.

Enquanto tomar o medicamento, esteja sempre atento aos efeitos secundários descritos no folheto, bem como a outras reações não descritas.

Se notar que a sua saúde e bem-estar foram afetados durante a toma do medicamento, contacte imediatamente o seu médico ou farmacêutico para obter aconselhamento.

Esta notícia diz que o medicamento que estou a tomar aumenta o risco em 500%!
Oh não, enquanto mulher, corro um grave risco, certo?
Mas eu tomo este medicamento! Não deveria parar de o tomar?
O medicamento é ótimo, também quero tomá-lo!
Os dados clínicos mostram que o risco é 50% maior nas mulheres do que nos homens.
Estatisticamente, 20% dos doentes tratados com este medicamento apresentam este efeito secundário.
Num questionário científico, 262 participantes disseram que não tiveram nenhum efeito secundário. Estavam satisfeitos com o medicamento e voltariam a utilizá-lo.

É uma questão de ler e interpretar as estatísticas

O risco aumenta em 500%! Parece dramático, não parece? Mas aplica-se a todos os casos? Um risco descreve a possibilidade de ocorrência de um evento indesejado. Não significa que venha a passar necessariamente por isso. Os números podem enganar, e por isso é necessário contextualizar para os poder entender corretamente. Para além disso, nem todas as notícias dramáticas sobre medicamentos são fiáveis e baseadas em factos.

Três exemplos.

Depende. A frase relaciona o risco em dois grupos de pessoas mas não diz quantos homens e quantas mulheres são realmente afetados.

Se a frase se aplica a três mulheres e dois homens numa população de dois milhões, o risco é muito baixo. Mas se a frase se aplicar a 30 mulheres e 20 homens num grupo com 100 pessoas, o risco é sem dúvida superior.

A frase diz que 20 em 100 pessoas que utilizam o medicamento apresentam o efeito secundário. Caso utilize este medicamento, o seu risco é de 1 em 5. No âmbito da avaliação de risco, este número é bastante elevado.

Ainda assim, a grande maioria dos doentes neste exemplo (80%) não apresenta o efeito secundário.

Parar o medicamento por sua conta nunca é uma boa ideia. Se está preocupado(a), fale com o seu médico ou farmacêutico antes de efetuar qualquer mudança no seu tratamento.

As notícias positivas podem ser tão enganosas quanto as notícias negativas. Este exemplo não faculta nenhuma informação fiável sobre o medicamento, os seus efeitos ou sobre o questionário em si.

262 pessoas - este número pode aplicar-se a 90% num questionário que envolva 300 pessoas, ou menos de 6%, se o questionário envolver 5.000 participantes.

Para além disso, uma pesquisa de opiniões pessoais, especialmente quando os métodos e os autores são desconhecidos, não pode ser uma fonte fiável de avaliação dos benefícios e riscos de um medicamento.

Haverá algum problema se só tomar metade do comprimido?
Certo, mas o comprimido é muito grande.

Antes de alterar o regime do seu tratamento, fale com o seu médico ou farmacêutico - dê prioridade à segurança

Encontrar a dose apropriada faz parte do exigente processo de desenvolvimento dos medicamentos. O folheto informativo indica as doses e regimes recomendados (por exemplo, "três vezes por dia") que foram aprovadas pelas autoridades de saúde. Com base na sua experiência e avaliação, o seu médico pode adaptar a dose do medicamento às suas necessidades individuais.

Alterar a dose por sua iniciativa não é seguro: pode reduzir o efeito do medicamento e aumentar o risco de efeitos secundários. Caso tenha dificuldades em utilizar o medicamento conforme indicado, fale com o seu médico ou farmacêutico: eles saberão o que fazer e, se necessário, alterar de modo seguro o seu tratamento.

Acho que estou a sofrer um efeito secundário!

O que fazer se sofrer um efeito secundário

A ocorrência de efeitos secundários não pode ser excluída. Se tal acontecer, não hesite em falar com o seu médico ou farmacêutico. Apenas eles poderão orientá-lo(a) sobre o que fazer, alterar o seu tratamento ou ajustar a dose.

O seu médico deve relatar o efeito secundário às autoridades competentes (INFARMED) ou ao fabricante. Estes relatórios são depois cuidadosamente avaliados e a informação pode mesmo ser incluída no folheto informativo, que é continuamente atualizado para incluir qualquer efeito secundário adicional que seja observado na prática clínica ao longo dos anos.

Se deseja reportar um efeito secundário ou uma reclamação sobre qualidade, por favor contacte um profissional de saúde (por exemplo: o seu médico assistente ou farmacêutico), a autoridade competente - INFARMED ou pode contactar a Bayer diretamente (em www.bayer.pt, ou ligando para 915 100 100 / 21 417 2121).

Mas tem uma aparência um pouco estranha.
Comprei este medicamento a um preço muito baixo.

Medicamentos falsificados (contrafação) representam um risco muito grave para a saúde - veja aqui como evitá-los

Os medicamentos falsificados são feitos por criminosos profissionais e frequentemente parecem idênticos ao produto original. Mas o risco para a saúde é enorme. Comprimidos falsificados podem não conter substâncias ativas, conter substâncias diferentes - até mesmo tóxicas, dosagens erradas ou um prazo de validade manipulado. A maioria dos medicamentos falsificados são vendidos ilegalmente online.

A melhor maneira de se proteger é comprar apenas em fornecedores fiáveis. Se não tiver a certeza se o medicamento que comprou é original ou falsificado, não o utilize em nenhuma circunstância e contacte as autoridades de saúde nacionais ou o fabricante.

Assista ao vídeo para aprender mais sobre os riscos dos medicamentos falsificados e como evitá-los.

…se não me esquecer de tudo antes da consulta!
Ótimo, agora sei o que perguntar ao meu médico.

Esta lista de verificação pode ajudá-lo(a) a lembrar-se dos pontos essenciais!

Uma boa preparação é essencial. Se anotar as suas questões com antecedência, não perderá a oportunidade de perguntar tudo o que precisa. Fazer anotações durante a consulta ajuda-o(a) a lembrar-se mais tarde dos pontos essenciais.

Pode começar já e fazer as suas anotações nesta lista de verificação online e imprimi-la, ou enviá-la sem anotações para o seu e-mail. A proteção das suas informações pessoais é importante para nós. Assim, apenas lhe será enviada por e-mail a lista de verificação com as linhas em branco, permitindo-lhe preechê-la mais tarde.

Comece agora com a nossa lista de verificação interativa!

Checklist

Utilize a lista de verificação abaixo como um guia para o(a) ajudar a preparar-se para a sua consulta médica. Recomendamos que anote todas as informações que possam ser úteis. Leve esta lista de verificação para a consulta e discuta-a com o seu médico.

Dialog Headline

Entry Text

O que devo partilhar com o meu médico?

Os principais problemas de saúde do passado e do presente, incluindo quaisquer cirurgias.
Detalhes de quaisquer medicamentos que estou a tomar e o meu histórico de vacinação/ boletim de vacinas.
Nomes de outros profissionais de saúde que me seguem.
A minha história clínica e familiar.
Qualquer alergia a medicamentos e/ou alimentos (exemplo: penicilina, lactose).
Os meus hábitos e estilo de vida (exemplo: horário de trabalho, alimentação, exercício físico, fatores de risco, como álcool e tabaco).
As minhas preferências e ansiedades sobre tratamentos (exemplo: medo de injeções).
Quem contactar em caso de emergência (exemplo: familiares, cônjuge, filhos).

O que devo descobrir com o meu médico?

Que doenças tenho? Quais são as minhas opções de tratamento?
Como pode cada opção de tratamento ajudar-me e quais são os possíveis efeitos secundários?
Qual é o motivo para a opção de tratamento recomendada?
Como pode este medicamento ajudar-me?
Como e quando devo tomar este medicamento?
Que efeitos secundários podem ocorrer?
O que pode acontecer se eu não fizer o tratamento ou se o interromper precocemente?
Existem outras fontes de informação ou grupos de apoio?

Por favor clique no ícone de impressão para guardar a lista de verificação com as suas anotações como um documento em formato PDF. Pode enviar esta lista com as linhas em branco para o seu e-mail. Para efeitos de proteção de dados, as suas anotações não serão transferidas por e-mail. Quaisquer informações que preencha não serão armazenadas.

Existem outras fontes que eu possa consultar?

As seguintes fontes online facultam mais informações

1

Descubra como se proteger de medicamentos falsificados

2

Aprenda mais sobre a nossa divisão farmacêutica

3

Clique aqui para aceder ao site da Bayer

4

Das moléculas à medicina

Política de Privacidade

Este website (doravante designado “Website“) é disponibilizado pela Bayer Portugal, Lda. (doravante designado “nós”). Para mais informação sobre o fornecedor deste Website, aceda por favor ao nosso editorial .

 

A. Tratamento de dados pessoais

 

Seguidamente fornecemos informação sobre a forma como tratamos os seus dados pessoais quando utiliza o nosso Website. Salvo indicação em contrário nos capítulos seguintes, o fundamento jurídico para o tratamento dos seus dados pessoais resulta do facto de que esse mesmo tratamento é necessário para disponibilizar as funcionalidades do Website acedido por si.

 

I. Utilização do nosso Website

 

1. Acesso ao nosso Website

 

Ao aceder ao nosso Website, o seu navegador irá transferir alguns dados para o nosso servidor web. Tal é necessário por razões técnicas e para disponibilizar as informações solicitadas por si. Para facilitar o seu acesso ao Website, os seguintes dados são recolhidos, temporariamente armazenados e utilizados:

 

  • Endereço IP
  • Data e hora do acesso
  • Diferença horária para o Tempo Médio de Greenwich (TMG)
  • Conteúdo do pedido (específico do website)
  • Estado do acesso/código de estado HTTP
  • Volume de dados transferidos
  • Website que solicita acesso
  • Navegador, configuração do idioma, versão do navegador e do sistema operativo

 

Além disso, para proteger os nossos legítimos interesses, armazenaremos esses dados por um período limitado de tempo, por forma a podermos rastrear os dados pessoais em caso de acesso ou tentativa não autorizada de acesso aos nossos servidores.

 

2. Configuração de cookies

 

a) O que são cookies?

 

Este Website utiliza “cookies”. Cookies são pequenos ficheiros de texto que são armazenados no seu computador através do navegador. Os cookies armazenam alguma informação (ex.: idioma preferencial ou configuração do website) que o seu navegador poderá (dependendo da duração dos cookies) transferir para nós após o seu próximo acesso ao nosso Website.

 

b) Quais os cookies que utilizamos?

 

Utilizamos dois tipos de cookies: (1) cookies funcionais, sem os quais a funcionalidade do nosso Website poderá ser afetada, (2) cookies opcionais, utilizados para análise do website e atividades promocionais. As tabelas seguintes descrevem detalhadamente os cookies que utilizamos:


Cookies técnicos

Nome do cookie Duração Propósito e conteúdo
MCHECKED Fim da sessão Informação criptografada contendo as capacidades do navegador do usuário final
PHPSESSID 1 hora Identificador de armazenamento de dados PHP, definido quando usar o método PHP session()
UniqueID 6 meses Identificação anônima da duração da visita para análise estatística, a fim de otimizar o website. Não são coletados dados pessoais
WHGACE 1 dia Distribuição de carga dos cookies para garantir um correto comportamento do website
WHGCOOKIECONSENT 6 meses Lembre-se da decisão sobre o uso de Cookies opcionais.
Salve sua decisão de aceitar ou recusar o uso de Cookies opcionais. Nenhum dado pessoal é coletado neste Cookie.

Cookies opcionais

Nome do cookie Propósito e conteúdo Consentimento
Google Tag Manager Análise web:
Estes cookies permitem-nos analisar a utilização deste website através da atribuição ao seu computador de um ID único e gerado aleatoriamente, o qual nos permite reconhecer o seu dispositivo no seu próximo acesso.
Duração: 6 meses
Fornecedor: Google Inc.

c) Sujeito ao seu consentimento

 

Apenas utilizamos cookies opcionais se tivermos obtido o seu prévio consentimento. Após o seu primeiro acesso ao nosso Website, aparecerá um banner a solicitar-lhe o seu consentimento para a configuração de cookies opcionais. Se der o seu consentimento, colocaremos um cookie no seu computador e o banner não voltará a aparecer enquanto o cookie estiver ativo. Após expirar a duração do cookie, ou se ativamente o apagar, o banner reaparecerá após o seu próximo acesso ao nosso Website e ser-lhe-á solicitado novamente o seu consentimento.

 

d) Como prevenir a configuração de cookies?

 

Poderá utilizar o nosso Website sem que sejam configurados cookies. No seu navegador, pode, a qualquer momento, configurar ou desativar completamente a utilização de cookies. Contudo, isso pode levar a uma restrição das funções ou ter efeitos negativos na facilidade de utilização do nosso Website. Pode opor-se, a qualquer momento, à configuração de cookies opcionais utilizando a respetiva opção de recusa indicada na tabela acima.

 

3. Análise do website

 

No nosso Website utilizamos Google Analytics, um serviço de análise de websites da Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States (“Google”).

 

A Google analisará a utilização do nosso Website em nosso nome. Para isso, utilizamos os cookies descritos detalhadamente na tabela acima. A informação recolhida pela Google em conexão com a sua utilização do nosso Website (ex.: URL de referência, quais as páginas visitadas, tipo de navegador, configuração do idioma, sistema operativo, resolução do ecrã) serão transmitidos para um servidor da Google nos Estados Unidos, onde serão armazenados e analisados. Os respetivos resultados ser-nos-ão disponibilizados de forma anonimizada. Os dados da sua utilização não serão associados ao seu endereço IP completo durante este processo. Ativámos no nosso Website a função de anonimização do IP disponibilizada pela Google, a qual apagará os últimos 8 dígitos (tipo IPv4) ou os últimos 80 bits (tipo IPv6) do seu endereço IP. Além disso, a Google está certificada no âmbito do Escudo de Proteção da Privacidade EU-EUA, o qual assegura um nível adequado de proteção de dados relativamente ao tratamento de dados pela Google nos Estados Unidos.

 

Poderá revogar, a qualquer momento, o seu consentimento para a utilização de análise do website, descarregando e instalando a extensão do navegador disponibilizado pela Google (Google Browser Plugin) ou alterando o seu consentimento na tabela acima, na qual o cookie de opção de saída (opt-out) poderá ser definido. Ambas as opções prevenirão a utilização de análise do website apenas enquanto utiliza o navegador no qual instalou a extensão ou se não apagar o cookie de opção de saída (opt-out).

 

Para mais informação sobre Google Analytics poderá consultar os Termos de utilização do Google Analytics, e Segurança e princípios de privacidade do Google Analytics e a Política de Privacidade Google

 

4. Utilização de formulários de contacto

 

Pode contactar-nos diretamente através do formulário de contacto disponível no nosso Website. Em particular, poderá fornecer-nos a seguinte informação:

 

  • Nome, apelido, telefone e e-mail

Recolhemos, tratamos e utilizamos a informação fornecida por si através do formulário de contacto exclusivamente para o processamento do seu pedido.

 

5. Serviços ou conteúdos externos no nosso Website

 

Incluímos no nosso Website serviços e/ou conteúdos de terceiros. Quando utiliza esses serviços ou quando o conteúdo de terceiros é mostrado, os dados da comunicação entre si e o respetivo fornecedor são trocados por motivos técnicos.

 

O fornecedor dos serviços ou do conteúdo poderá também tratar os seus dados para fins adicionais. Tanto quanto nos é possível, configuramos os serviços e o conteúdo dos fornecedores, conhecidos por tratarem os dados para os seus próprios fins, de tal forma que, qualquer comunicação para outro fim que não os serviços ou conteúdos do nosso Website, é bloqueada ou a comunicação apenas ocorre quando optou activamente pela utilização do respetivo serviço.

 

Contudo, uma vez que não temos controlo sobre os dados recolhidos e tratados por terceiros, não nos é possível fornecer informação relativamente ao âmbito e objetivo do tratamento dos seus dados.

 

Para mais informação sobre o âmbito e objectivo da recolha e tratamento dos seus dados, consulte por favor a política de privacidade dos fornecedores dos serviços e/ou conteúdos que incluímos no nosso Website e quem é o responsável pela proteção dos seus dados nesse contexto:

 

  • Facebook share button
  • Google+ share button
  • Twitter share button
  • StumbleUpon share button
  • LinkedIn share button
  • Xing share button
  • Pinterest share button

 

6. Utilização da função de partilha

 

Se desejar recomendar o nosso Website a outras pessoas, pode fazê-lo utilizando a função de partilha disponível no nosso Website. Poderá, no seu e no nosso legítimo interesse, enviar uma mensagem a qualquer pessoa se assumir que essa pessoa deseja receber essa informação.

 

As pessoas que não desejem receber mensagens através da nossa função de partilha, poderão solicitar para serem incluídas na lista de destinatários bloqueados, seguindo as instruções incluídas na respetiva mensagem.

 

7. Utilização de e-cards

 

Poderá enviar e-cards para outras pessoas utilizando a função e-cards disponível no nosso Website. Poderá, no seu e no nosso legítimo interesse, enviar um e-card a qualquer pessoa, se assumir que essa pessoa deseja receber esse e-card. Para isso, tratamos a informação que nos forneceu no e-card (tal como, remetente, conteúdo e endereço de e-mail do destinatário).

 

As pessoas que não desejem receber e-cards através do nosso Website, poderão solicitar para serem incluídas na lista de destinatários bloqueados, seguindo as instruções incluídas na respetiva mensagem.

 

8. Informação sobre efeitos secundários ou reclamações de qualidade

 

Este Website não está direcionado nem preparado para comunicações relativas a efeitos secundários, falta de eficácia, erros de medicação, medicamentos contrafeitos, utilização incorreta ou fora das indicações aprovadas, reclamações de qualidade e/ou outros problemas relativos à segurança e qualidade dos produtos comercializados pela Bayer. Se desejar reportar quaisquer efeitos secundários ou efetuar uma reclamação de qualidade, por favor contacte o seu profissional de saúde (ex.: médico ou farmacêutico), a autoridade local de saúde, ou utilize o email medical@bayer.pt para reportar os efeitos secundários não esperados.

 

Se, no entanto, nos reportar efeitos secundários não esperados ou outros problemas relativos à segurança ou qualidade dos produtos comercializados pela Bayer, estamos legalmente obrigados a tratar a sua comunicação e poderemos ter de o contactar para eventual clarificação. Consequentemente, poderemos ter de notificar a autoridade de saúde competente relativamente aos problemas que reportou. Neste contexto, a sua informação será reencaminhada de forma pseudo-anonimizada, isto é, sem o envio de informação que permita ser diretamente identificado. Podemos também ter de reencaminhar essas notificações pseudo-anonimizadas para outras empresas do grupo ou entidades terceiras, na medida em que estas estejam obrigadas a notificar as respetivas autoridades de saúde competentes.


II. Transferência de dados em caso de subcontratação.

Para o tratamento dos seus dados, recorreremos, por vezes, a prestadores de serviços especializados. Esses prestadores de serviços são criteriosamente selecionados e monitorizados regularmente por nós. De acordo com os respetivos contratos de tratamento de dados, os prestadores de serviços tratarão os seus dados pessoais de acordo com as nossas instruções e em estrito cumprimento das nossas diretrizes. 


B. Informação relativa aos seus direitos

De acordo com a lei de proteção de dados, são lhe assegurados os seguintes direitos:

 

  • Direito à informação sobre os dados pessoais que armazenamos;
  • Direito de solicitar a correção, eliminação ou limitação do tratamento dos seus dados pessoais;
  • Direito de oposição ao tratamento por razões do nosso legítimo interesse, interesse público ou definição de perfil, a menos que possamos provar que razões inequívocas e devidamente fundamentadas se sobrepõem aos seus interesses, direitos e garantias, ou sempre que tal tratamento é efetuado para fins de alegação, reivindicação, exercício ou defesa no âmbito de processos judiciais ou legais;
  • Direito de portabilidade dos dados;
  • Direito a apresentar reclamação junto da autoridade de proteção de dados;
  • Pode revogar, a qualquer momento, com efeitos para o futuro o seu consentimento para a recolha, tratamento e utilização dos seus dados pessoais. Para mais informação, consulte os capítulos acima, os quais descrevem o tratamento dos dados com base no seu consentimento.

Se desejar exercer os seus direitos, envie por favor o seu pedido para o contacto abaixo indicado (C)

 

C. Contacto

 

Para quaisquer questões que possa ter relativamente à proteção de dados pessoais, utilize o formulário de contacto ou contacte o Responsável de Proteção de Dados Pessoais no seguinte endereço:

 

Group Data Protection Officer
Bayer AG 51368
Leverkusen

 

D. Alterações da Política de Privacidade

 

Podemos atualizar a nossa Política de Privacidade sempre que necessário. As atualizações da nossa Política de Privacidade serão publicadas no nosso Website. As alterações tornam-se efetivas após a publicação no nosso Website. Assim, recomendamos que visite regularmente o nosso Website para obter informação sobre eventuais atualizações.